O Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – CRBio-07 lançou em dezembro a Edição de Verão da Revista BioParaná, publicação nº 45. A reportagem de capa reforça o alerta sobre os riscos do uso indiscriminado de antibióticos, responsável pelo surgimento de bactérias super-resistentes. Como a matéria destaca, se nada for feito estima-se que em 2050 as doenças causadas por bactérias se tornem a primeira causa de morte no mundo todo.

Na editoria ‘Especial’, três pesquisadores explicam o fenômeno das nuvens de gafanhotos, que ganharam destaque na mídia brasileira na metade deste ano. Em ‘No Paraná’, a publicação fala sobre os três ‘Sítios Ramsar’ do estado e as áreas de proteção mantidas pela Itaipu, fundamentais para a conservação da nossa biodiversidade.

‘Biólogos no Mundo’ mostra quem foram os profissionais que se destacaram por sua atuação em pesquisa científica em 2020, dentre eles três brasileiros.

O entrevistado desta edição é o Biólogo Valdely Kinupp, referência na pesquisa sobre as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Em ‘Perfil’, Luiz Roberto Francisco (o ‘Beto Biólogo’) fala sobre a importância da participação de Biólogos na política.

O conteúdo jornalístico e a diagramação são da Sintática Comunicação. Confira a edição completa aqui.